quinta-feira, 31 de maio de 2007

acabaram-se as minhas mini-férias dos últimos dias, regresso ao trabalho e é bom rever o meu colega de trabalho ( tenho muitos mas este é o que sinto mais falta), este miúdo vive num universo muito particular, um dia ainda vai ser uma estrela do rap tuga e é só por causa dele que eu não sou uma completa ignorante sobre a cultura hip-hop: fiz um curso intensivo com aulas diárias desde os primórdios da coisa até hoje e devo ter sido boa aluna porque agora sempre que escreve ou grava qualquer coisa nova dá-me a ouvir e pede a minha opinião!


p.a. cereais + morangos + iogurte + chá verde
l. ananás + iogurte
a. cherne grelhado + arroz de espinafres
l. maçã + iogurte
l. 4 tostas centeio + 3 fatias de fiambre de perú
j. sopa + ananás + 2 galletes de arroz c/ervas
c. cerejas + 3 bolachas integrais

quarta-feira, 30 de maio de 2007

decisões. decisões, decisões...não sou boa nisto. hoje fui-me inscrever num curso de multimédia e na ficha de candidatura tinha uma parte, que eu achei original, para completar as frases:
Eu não gosto... de pessoas conformadas
Eu sou... curiosa
Eu quero... trabalhar num ambiente estimulante
Eu tenho dificuldade... em decidir/optar entre coisas de que gosto.

esta última ficou-me a martelar na cabeça (ando à meses a decidir se mudo de emprego ou não), de facto desde que me lembro de mim que sofro imenso em cada decisão importante. gostava muito de ser como aquelas pessoas que aos 3 anos dizem que querem ser médicas e pronto, está decidido, aos 30 são médicas, muito felizes e contentes.

"esta insatisfação
não consigo compreender
sempre esta sensação
que estou a perder
tenho pressa de sair
quero sentir ao chegar
vontade de partir
p'ra outro lugar

vou continuar a procurar o meu mundo o meu lugar
porque até aqui eu só
estou bem aonde não estou"
Variações

p.a. cereais+ iogurte +morangos + chá verde
l. ananás + iogurte sveltesse chocolate
a. sopa + omelete de vegetais + coca-cola light + maçã + chá verde
l. 1 maçã
l. 1 yogurte
j. sopa + quiche de legumes
c. ...

passadeira = 710 cal

terça-feira, 29 de maio de 2007

estou a ler este livro: "a mim não me enganam - um ano sem ir às compras". a autora, Judith Levine, jornalista, propôs-se deixar de lado os impulsos consumistas durante um ano, e só comprar bens essenciais (comida e assim) e este é o relato dessa experiência.
apeteceu-me comprá-lo assim que o vi porque eu também sofro desse mal muito difundido que é o consumismo, mas não desisto de tentar dominá-lo...






p.a. cereais + morangos + iogurte + chá verde
l. (esqueci-me dele em casa, ai, ai ai...)
a. sopa + tarte de espinafres + chá verde
l. 1 iogurte sveltesse stracciatella + 1 maçã
l. 1 maçã + 2 tostas centeio c/fiambre
j. sopa + 2 tarte de espinafres
c. chá cidreira + 2 bolachas

"Quando ansiamos por doces e outros hidratos de carbono, pode ser que estejamos a necessitar de um pouco de mimos. Segundo José Camolas, “é verdade que estas substâncias têm um efeito calmante devido à sua acção sobre a produção de endorfinas responsáveis pelo prazer e pelo bem-estar. Mas o exercício físico moderado é uma boa alternativa porque durante e após os treinos também se produzem essas endorfinas”. http://www.maxima.pt/0504/bf/400.shtml

Acho que corro o risco de me tornar adicta da passadeira, balanço de hoje: 720 calorias derretidas na dita cuja, 55 minutos a 7.7 km/hora. E nem sequer comecei ainda a fase de correr, estou só a caminhar em passo muito, muito acelerado.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

de regresso à rotina e à normalidade da RA. Hoje quero cumprir horários, sinto-me bem melhor quando isso acontece.
e regresso ao ginásio, depois de uma ausência de vários dias.
hoje vou fazer ioga.

p.a. cereais + iogurte + morangos + chá verde
l. cerejas
a. camarões c/espinafres + massa
l. maçã + 1 iogurte
l. sandes de fiambre + torta de cenoura + 1 quadrado de chocolate
j. gambas grelhadas c/ salada + salada de fruta + torta de cenoura
c. 2 bolachas + chá

domingo, 27 de maio de 2007

Já percebi que nestes dias mais festivos o melhor mesmo é fazer uma sobremesa light senão não consigo resistir e como aquela que houver, que normalmente é uma bomba calórica, com chantilly ou doce de ovos ou leite condensado:proibidíssimo!
Assim, adaptei mais uma das minhas receitas preferidas:

Torta de cenoura

500g de cenouras cozidas e passadas em puré
5 ovos
5 colheres de farinha integral
adoçante para cozinhar (equivalente a 400g de acúcar)
canela

Bate-se os ovos com a cenoura, a farinha, o adoçante e a canela.
Leva-se ao forno em forma untada e forrada de papel vegetal, mais ou menos 15 minutos.
Desenforma-se sobre um pano polvilhado com adoçante e canela e enrola-se a torta.

Fica com 600 calorias no total, dá para cerca de 10 fatias o que significa só 60 calorias por fatia.

p.a. cereais + morangos + iogurte + chá verde
l. cerejas + 1 fatia de pão com queijo
a. picanha + feijão preto + salada alface + fruta
l. salada de fruta + 2 fatias torta de cenoura + iogurte
l. sandes de fiambre + chá verde
j. 2 fatias torta de cenoura + 1 maçã + 1 banana
c. iogurte + maçã + chá

está a ser um dia muito particular em termos de alimentação, horários trocados, visitas cá em casa, um daqueles dias em que não sei bem onde termina uma refeição e onde começa a seguinte porque passamos horas sentados á mesa, a conversar e a petiscar. São 18:30 e considero-me já jantada. Muito cházinho para digerir isto tudo.

sábado, 26 de maio de 2007

75,1 resultados de hoje. já voltou ao sentido descendente!


vou começar o desafio da branquinha com este valor e o objectivo vão ser menos 4 kilos daqui a 1 mês, se bem que qualquer coisa entre os 2 e os 4 kilos a menos já me deixará muito satisfeita.


Nestes últimos dias não tenho feito exercício, mas hoje à tarde vou perder umas 500 calorias na passadeira. gostava mesmo de ter uma coisa daquelas em casa, alguém tem?


estive a ver na net esta Reebook I-Walk-I-Run e fiquei tentada ( se bem que o meu orçamento já viu melhores dias e 700 euritos extra só mesmo quando vier o reembolso do irs).
Do que gostei foi de ocupar pouco espaço, pois dá para dobrar e pôr no armário e para além disso é gira, não é?
mais um item para a minha wish list...






p.a. cereais + iogurte + morangos

l. maçã
a. bife de perú + arroz + iogurte sveltesse de chocolate
l. chá verde
l. gelatina
j. sopa + bife +ervilhas
c. 2 iogurtes + 1 maçã + 1/2 sandes fiambre

sexta-feira, 25 de maio de 2007

esqueci-me de me pesar de manhã, fica para sábado.

estranhas coincidências se estão a passar comigo: logo agora que eu ando a aproveitar todos os tempinhos livres para estudar porque as datas de exame se aproximam a toda a velocidade houve um problemas no sistema aqui no trabalho que se traduz desde ontem em 8 horas por dia sem fazer nicles, nadinha mesmo, ou seja, para mim são 8 horas de estudo extra muito bem vindas, mais uma semaninha assim e estou mais que preparada, não sei bem qual é o problema mas espero que os técnicos demorem a dar com ele... (estou a fazer figas!)

comidinhas:
p.a. cereais + morangos + iogurte + chá verde
l. iogurte + maçâ
a. cherne + espinagres c/ natas de soja
l. iogurte + maçã
l. pão integral c/fiambre
j. bife de perú + arroz c/ervilhas e cenoura + coca-cola light
c. pão integral c/fiambre + maça + 2 bolachas integrais + chá (tive mesmo que abusar porque estive acordada até bem tarde)

quinta-feira, 24 de maio de 2007

“Até certo ponto, a depressão é um mecanismo de defesa, uma dor psíquica que, à semelhança da dor física, serve para avisar que algo não está a correr bem com o organismo. (...)
Um dos erros comuns nas dietas da moda é o corte com os hidratos de carbono complexos, como o pão, massas, arroz, etc. Estes alimentos ajudam á absorção de triptofano, um aminoácido que se encontra na carne, no peixe, nalguns lácteos e nas leguminosas e que interfere na síntese de serotonina, um neurotransmissor que exerce grande influência no estado de humor, principalmente em pessoas com depressão. Uma alimentação pobre em hidratos de carbono durante vários dias pode levar a alterações de humor e à depressão, tal como sucede num regime com excesso de proteínas. A solução é o equilibrio na alimentação, explica Alexandre Fernandes, nutricionista " www.iogurte.com

Comigo é assim, já experimentei fazer uma daquelas dietas sem hidratos e ficava de rastos, fisicamente andava a cambalear, agarrada às paredes, e com um mau humor... aguentei uma semana nem sei bem como, mas jurei para nunca mais: os meus neurónios não são meninos para aguentar estes tratamentos de choque, coitados já sofreram alguns maus tratos com umas tentativas malucas de dietas parvas mas espero estar vacinada de vez contra isso.

Acho que não vale a pena estar a fazer dieta para chegar a um determinado peso se depois não vou conseguir mantêr essa alimentação. No meu caso estive a ver as tabelas de gasto calórico em função do peso e actividade (muito sedentária no meu caso, por enquanto) e quando eu chegar aos 65 kilos vou precisar de consumir cerca de 1950 calorias por dia, no caso dos 60 kilos serão 1800 calorias. Vou ter que viver com isso portanto até lá tenho que aprender a fazer boas escolhas. Acho que vou acabar por saber de cor as caloria de todos os alimentos e últimamente quando cozinho tenho sempre a balança à mão para ter noção do valor calórico do almoço e jantar.

Por estes dias tenho cumprido a ementa como planeei e não tenho aquele sentimento de estar em dieta, aquela ansiedade da proibição. Acho mesmo que é o resultado de ter reforçado os hidratos.

p.a. cereais com iogurte + papaia
l. iogurte + maçã
a. salada russa de vegetais c/ molho light
l. iogurte + maçã
l. pão integral c/ fiambre
j. sopa + pão de milho c/queijo freco
c. papaia + 2 bolachas integrais

quarta-feira, 23 de maio de 2007

p.a. pão integral c/fiambre + cerejas + chá verde
l. iogurte + maça
l.iogurte
a. massa + legumes chineses
l. maça
l. pão integral c/queijo
j. feijão verde e cenoura + arroz + atum
c. cerejas + 2 bolachas

terça-feira, 22 de maio de 2007

red zone = 1,7 kg a mais na balança! de um dia para o outro! eu sei que não devia ter subido lá para cima, mas esta maldita curiosidade científica... bem só me resta esperar 3 dias para voltar ao normal.

entretanto vou-me mantendo ocupada com este par que acabou de chegar via CTT Expresso:






ementa:


p.a. cereais c/iogurte e fruta


l. iogurte + cerejas


a. sopa + omolete + 1 fatia pão centeio


l. iogurte + cerejas


l. pão integral c/fiambre


j. legumes chineses c/ massa


c. gelatina + chá verbena

segunda-feira, 21 de maio de 2007


nada melhor do que uma nova paixão para esquecer uma antiga, certo? então já passei para outra... vi um igualzinho a este e
perdi-me de amores, quero um só para mim, acho que foi a cor que me seduziu de vez, e também gostei do rabo...mas já á muito que decidi que o próximo da minha vida vai ser ecológico, a GPL, decidi ultrapassar as 2 horas de conversa da treta com o vendedor do stand só para o fazer entender que eu sei exactamente o que quero e que esta decisão é irreversivel e optei por enviar um mail directamente para a citroên explicando exactamente o que pretendo (um carrinho 0 km, convertido a GPL chave-na-mão) e solicitando uma resposta simples: se sim ou não. caso contrário mantenho esta relação de conveniência com o meu bólide vintage


comidinha de hoje :

p.a. pão integral com queijo fresco e fiambre + iogurte + chá verde

l. iogurte + cerejas
a. sopa + soufflé de peixe light + salada alface

l. iogurte + papaia

l. pão integral com fiambre + coca-cola light

j. ...

c. ...
ginástica? não sei se sim, não sei se não... definitivamente não!
"I'm not in love, so don't forget it.It's just a silly phase I'm going through."
trabalhar 8 horas por dia a lado de alguém que não escolhemos, com quem não temos especiais afinidades (inclusivé a idade), que em qualquer outra situação não dedicariamos mais de 10 minutos de conversa, pode fazer balançar as nossas convicções sobre quem somos e o que queremos da vida, mas estou de volta a mim, já recuperei perspectiva sobre o assunto...

domingo, 20 de maio de 2007

76,4 é o resultado do desregramento dos últimos dias. confesso que tive umas recaídas fortes em chocolates: como é que é possivel fazer dieta com a despensa recheada de Doves de caramelo e uma caixa cheia de Twix? Ofertas bem intencionadas, mas com consequências bombásticas, como se vê!
Não se nota tanto porque os músculos estão mais firmes, mas não dá para continuar a alimentar este pneu.
Numa crise de ansiedade acabei por falar com uma amiga que está a fazer a dieta na Naturhouse e lá estive a ver os suplementos que lhe receitaram, analisados os rótulos aquilo não têm nada de especial: vitaminas + extracto de chá verde + 1 chá drenante. Francamente caros para o conteúdo. E uma ementa que basicamente consiste em carne ou peixe e legumes ás refeições e leite e fruta no lanche: nada de hidratos de carbono. Ora ou muito me engano ou nenhum nutricionista minimamente credível recomendaria eliminar completamente um grupo alimentar. Até as gorduras são necessárias! Acho que estes supostos dietistas faltaram àquelas aulas em que se estuda a pirâmide alimentar.
Para mim não serve, é uma dieta impossivel de manter, podes perder peso mas, e depois? Não voltas a comer hidratos, é? Quando voltas a comer normalmente lá está o efeito iô-iô.
Ainda ontem estava a ver no telejornal uma reportagem sobre as dietas da moda e os cifrões envolvidos nesta indústria recheada de aldrabices.
No fim passavam uma entrevista com a Isabel do Carmo que alertava para os perigos destas dietas que eliminam radicalmente grupos alimentares inteiros, pois o corpo na ausência de energia têm que recorrer aos seus recursos internos de uma forma violenta, num processo que cria imensos resíduos tóxicos para o organismo.

Mas pensando melhor, o objectivo destas indústrias não é emagrecer clientes: clientes magros não precisam destes produtos. O efeito iô-iô é o seu melhor aliado pois que no verão seguinte mudam o design do produto e voltam a vendê-lo com a mesma promessa que é desta é que vai resultar.
Este verão é a L-Carnitina, até na farmácia que é suposto ser um lugar onde se encontra mais sanidade do que na ervanária, vi estarem a impingir aquilo a uma senhora de uns 60 e muitos que dizia que sim, que fazia desporto, andava todos os dias meia hora... nem comento!
É incrivel a facilidade com que se abre a carteira para gastar 20 ou 30 euros numa caixinha de ilusões e se torçe o nariz aos legumes e frutas biológicos porque são caros!

sábado, 19 de maio de 2007

pronta para recomeçar...

voltei a apertar a minha ementa mais um pouco, com uma distribuição ao longo do dia mais adaptada á minha realidade... a minha hora crítica é o fim do dia, quando chego a casa, e reforçei esse horário com uma sandes completa: fiambre, alface e tomate. 300 calorias para lanche é um abuso, mas mais vale isso do que um ataque nocturno de bolachas...
Quanto ao exercício já estou com uma rotina boa e ando bem entusiasmada, por isso espero que seja mais fácil ver os resultados de uma alimentação certinha.
Quanto à minha alimentação de hoje é para esquecer, se a postasse aqui ia ser um post looooonnngo!

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Gelatina (realmente) light

Canalizei a minha veia culinária para as receitas light e começei por analisar a gelatina. A de pacote, depois de preparada acaba por ter demasiadas calorias, cerca de 60 por cada 100ml, e as minhas taças cá em casa levam 250ml, ou seja cada dose acaba por me fornecer 150 calorias e isso é francamente demais para mim, sobretudo porque o problema disso está na quantidade de açucar que ali existe e que faz com que essa taça tenha uma quantidade de hidratos de carbono que ultrapassa em muito as proteinas que são supostamente a maior virtude desta sobremesa (boa para o cabelo, as unhas, etc).
Ora pús mãos á obra e tratei de reunir as matérias-primas originais da gelatina:
- gelatina propriamente dita em folhas ( 12 folhas dá para 1 litro)
- água
-adoçante

para dar sabor, podia comprar os aromas e corantes que são usados nas "normais", havia no supermercado de morango e eram baratos, mas fiz melhor:usei sumo de limão numa e sumo light de ananás em vez da água na outra.
Para preparar demolhei as folhas de gelatina em água, aqueci no microondas 200ml de água em que as dissolvi, e depois acrescentei a água com o sumo de limão numa e o sumo de ananás na outra, suficiente para completar 1 litro. Adoçei a gosto, a de limão levou mais adoçante porque na de ananás o sumo já é naturalmente doce.

E o melhor vêm no fim -os números:

gelatina - 12 folhas =68 calorias
sumo ananás - 1 litro=110 calorias
adoçante - a gosto = 1 calorias (por alto)

ou seja 1 litro de gelatina só têm 179 calorias = 17,9 cal por cada 100g o que é, no mínimo 3 vezes menos que a "normal".
A minha dose normal de gelatina diária passou de 150 calorias para 44.75 calorias, isto significam menos 100 por dia, menos 3000 por mês, menos 36000 por ano = 5.14 kilos!
Já estou a viajar , eu sei...mas grão a grão...

terça-feira, 15 de maio de 2007

tirei um tempo...

estou de folga da balança, não me apetece pensar em peso nem em comida nem em cardápios planeados...tenho abusado das saladas mas não me apetece saltar para a balança... olho para ela cada manhã e acho que ainda não chegou essa hora!
Pela minha roupa sei que estou na mesma e não me apetecem nºs, por enquanto só os do ginásio, tenho ido regularmente á passadeira e só saio lá de cima quando marcam 500 calorias gastas. 5 dias na última semana. E as minhas pernas estão francamente diferentes, por enquanto só eu é que noto e sinto a firmeza a aumentar mas quero fazer isto por mais meia dúzia de semanas, que isto de trabalhar sentada todo o dia é campo fértil para a celulite.
Estou-me a preparar para uma jornada de trabalho intensiva, os próximos 3 meses prometem ocupar-me todos os dias pelo menos 12 horas + 2 horas em transportes para ir e vir. Fisicamente sei que preciso de me preparar para não cair no erro de me deixar contagiar pelo stress e começar a comer mal, o que arrasta um ciclo vicioso de perca de energia, que gera mais stress, menos sono e daí é sempre a cair a pique...
Não, não, não desta vez já sei no que me estou a meter e não me apanham desprevenida!
Já comprei vitaminas e quero estar a 100%.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

sábado, segunda e terça, 3 vezes que fui ao ginásio pelo menos 1 horinha... e milagre: afinal não estou tão enferrujada como pensava, não tive as típicas dores músculares da inércia ( só pode ser do yoga que não queima lá muitas calorias mas alonga os músculos). Estou a gostar muito, saio de lá completamente ensopada, malcheirosa e exausta mas bem disposta... as minhas pernas desincharam logo e sinto-as mais firmes.
Hoje não fui porque tive que ir abastecer a despensa de coisinhas light, mas amanhã sem falta lá estarei. Daqui a uma semana, quinze dias quero estar a ir lá todos os dias religiosamente, nem que seja para fazer só meia hora na passadeira.
Estes quilinhos têm que me abandonar este Verão, está decidido, vou derretê-los!

sexta-feira, 4 de maio de 2007

sushi


apresento-vos o sushi, o meu único personal trainner de momento...os escassos momentos de exercício físico que tenho feito têm sido inteiramente motivados por ele. ainda é cachorrinho e têm uma energia que nunca acaba
finalmente encontrei um ginásio que me pareceu simpático e inscrevi-me, paguei logo a mensalidade e espero que isso funcione como motivação extra para ser visita habitual lá no sítio...vamos ver como corre... ou melhor, como é que eu corro...

quinta-feira, 3 de maio de 2007

desafio da sarapatica

este desafio passou-me a sarapatica... obrigada, estava a precisar de parar para pensar sobre mim

Eu Quero: tudo
Eu Tenho:muitos objectivos e inseguranças
Eu Acho: que as pessoas estão cada vez mais vazias de sentido
Eu Odeio: mentiras
Eu sinto saudades: do futuro
Eu escuto: as vozes que falam baixinho
Eu Cheiro: as frutas na loja
Eu imploro: pelo emprego que me desafie e estimule
Eu procuro: reencontrar-me a mim para poder estar disponível para os outros
Eu me arrependo: de todas as palavras que não disse
Eu amo: "cada vez mais muito menos gente"
Eu sinto dor: sempre que me deparo com gente muito jovem e muito hipócrita.
Eu sinto falta: da minha irmã e de todas as pessoas que amei muito mas que o destino levou para longe
Eu me importo: com a injustiça, os preconceitos e gente mal educada
Eu sempre:quero que tudo corra bem
Eu não fico: perto de pessoas que me ponham mal disposta
Eu acredito:que o sonho comanda a vida
Eu danço: quando estou sozinha
Eu canto: no carro
Eu choro: no banho, quando não quero que ninguem saiba; e no cinema
Eu falho: uma, e outra e outra vez
Eu luto: pela minha sanidade, pelos valores que quero na minha vida
Eu escrevo: menos do que queria, faz-me bem manter um diário
Eu ganho: pouco $
Eu perco: tempo com coisas ridículas quando quero fugir aos assuntos importantes
Eu nunca: digo nunca
Eu me confundo: com o verde e o vermelho dos semáforos: muitas vezes páro no verde
Eu estou: a preparar-me para uma reviravolta nas minhas rotinas
Eu sou: um projecto em continua transformação
Eu fico feliz quando: estou com pessoas que admiro e quando estou perto de coisas muito bonitas
Eu tenho esperança: no futuro e no que ele me reserva
Eu Preciso: de ao fim do dia voltar para uma casa onde me sinta em paz
Eu deveria: ser mais disciplinada e levar os meus planos até ao fim.