quinta-feira, 19 de abril de 2007

- 3,9 kg em um mês

de 19 de março a 19 de abril é este o balanço, ao ritmo de mais ou menos 1 kg por semana. Não está mau para quem não têm feito exercício com regularidade e exagerou na dose dos pitéus de fim de semana... e ontem confesso que comi um chocolate ( era chocolate preto e daqueles pequeninos de 30 g) mas tive uma carência irresístivel...é aquele momento do ciclo em que sonho com chocolate.
Estive a ver na net e parece que o metabolismo segue muito de perto o ciclo hormonal e que se distinguem claramente duas fases marcadas pela ovulação. Antes dela é a fase mais enérgica e em que è mais fácil perder peso ( nos primeiros 15 dias do ciclo sensivelmente), depois da ovulação entra a cena uma outra hormona cuja função é preparar o corpo para uma possivel concepção e então é a fase em que se retêm mais líquidos, se têm aquelas vontades vorazes de comer chocolate e hidratos de carbono e tal. É também a fase da TPM e das flutuações de humor. Isto a mim assenta-me como uma luva: tenho a sensação que os primeiros 15 dias perco peso e os outros 15 dias já me dou por contente se o mantiver.
sei bem que os primeiros kg são os mais fáceis de fazer desaparecer, apartir de agora vão ter que ser mais suadinhos para se irem embora e o meu plano é manter a ementa e aumentar o exercício para pelo menos três vezes por semana: à segunda já recomecei com o yoga ( 90 minutos) e hoje vou procurar um ginásio para fazer às quartas e sextas...

3 comentários:

Simplesmente Maria disse...

Ora aí está uma informação deveras importante. Vou ter que aproveitar pois estou na primeira fase...Muitos parabéns pelo peso perdido.Bjcs

NATURHOUSE GONDOMAR disse...

Existe um novo espaço cibernauta onde é possivel obter informações sobre alimentação saudável, saude e bem-estar, dietas... visita o nosso nutri.blog!

Sarapatica disse...

muitos parabéns. de facto vais no bom caminho. Concordo com essas coisas que falaste do ciiclo hormonal e principalmente da alteração de humor com a TPM. A mim acontece, nem sempre percebo porque k me sinto mal humurada ou deprimida, mas normalmente é por esse motivo. joquinhas