domingo, 20 de maio de 2007

76,4 é o resultado do desregramento dos últimos dias. confesso que tive umas recaídas fortes em chocolates: como é que é possivel fazer dieta com a despensa recheada de Doves de caramelo e uma caixa cheia de Twix? Ofertas bem intencionadas, mas com consequências bombásticas, como se vê!
Não se nota tanto porque os músculos estão mais firmes, mas não dá para continuar a alimentar este pneu.
Numa crise de ansiedade acabei por falar com uma amiga que está a fazer a dieta na Naturhouse e lá estive a ver os suplementos que lhe receitaram, analisados os rótulos aquilo não têm nada de especial: vitaminas + extracto de chá verde + 1 chá drenante. Francamente caros para o conteúdo. E uma ementa que basicamente consiste em carne ou peixe e legumes ás refeições e leite e fruta no lanche: nada de hidratos de carbono. Ora ou muito me engano ou nenhum nutricionista minimamente credível recomendaria eliminar completamente um grupo alimentar. Até as gorduras são necessárias! Acho que estes supostos dietistas faltaram àquelas aulas em que se estuda a pirâmide alimentar.
Para mim não serve, é uma dieta impossivel de manter, podes perder peso mas, e depois? Não voltas a comer hidratos, é? Quando voltas a comer normalmente lá está o efeito iô-iô.
Ainda ontem estava a ver no telejornal uma reportagem sobre as dietas da moda e os cifrões envolvidos nesta indústria recheada de aldrabices.
No fim passavam uma entrevista com a Isabel do Carmo que alertava para os perigos destas dietas que eliminam radicalmente grupos alimentares inteiros, pois o corpo na ausência de energia têm que recorrer aos seus recursos internos de uma forma violenta, num processo que cria imensos resíduos tóxicos para o organismo.

Mas pensando melhor, o objectivo destas indústrias não é emagrecer clientes: clientes magros não precisam destes produtos. O efeito iô-iô é o seu melhor aliado pois que no verão seguinte mudam o design do produto e voltam a vendê-lo com a mesma promessa que é desta é que vai resultar.
Este verão é a L-Carnitina, até na farmácia que é suposto ser um lugar onde se encontra mais sanidade do que na ervanária, vi estarem a impingir aquilo a uma senhora de uns 60 e muitos que dizia que sim, que fazia desporto, andava todos os dias meia hora... nem comento!
É incrivel a facilidade com que se abre a carteira para gastar 20 ou 30 euros numa caixinha de ilusões e se torçe o nariz aos legumes e frutas biológicos porque são caros!

1 comentário:

ximiusa disse...

sim sra! concordo contigo a 100%.
olha ja que vist a reportagem diz-me o que axaste de nenhuma das pessoas apresentadas ser gorda?
é k so fikei a saber k tinham a mania das dietas e dinheiro para gastar. pneus? n vi nenhum.
paciencia! a sic mostra o k a sic quer!
isso tudo no dia d luta contra a obesidade!