quinta-feira, 17 de maio de 2007

Gelatina (realmente) light

Canalizei a minha veia culinária para as receitas light e começei por analisar a gelatina. A de pacote, depois de preparada acaba por ter demasiadas calorias, cerca de 60 por cada 100ml, e as minhas taças cá em casa levam 250ml, ou seja cada dose acaba por me fornecer 150 calorias e isso é francamente demais para mim, sobretudo porque o problema disso está na quantidade de açucar que ali existe e que faz com que essa taça tenha uma quantidade de hidratos de carbono que ultrapassa em muito as proteinas que são supostamente a maior virtude desta sobremesa (boa para o cabelo, as unhas, etc).
Ora pús mãos á obra e tratei de reunir as matérias-primas originais da gelatina:
- gelatina propriamente dita em folhas ( 12 folhas dá para 1 litro)
- água
-adoçante

para dar sabor, podia comprar os aromas e corantes que são usados nas "normais", havia no supermercado de morango e eram baratos, mas fiz melhor:usei sumo de limão numa e sumo light de ananás em vez da água na outra.
Para preparar demolhei as folhas de gelatina em água, aqueci no microondas 200ml de água em que as dissolvi, e depois acrescentei a água com o sumo de limão numa e o sumo de ananás na outra, suficiente para completar 1 litro. Adoçei a gosto, a de limão levou mais adoçante porque na de ananás o sumo já é naturalmente doce.

E o melhor vêm no fim -os números:

gelatina - 12 folhas =68 calorias
sumo ananás - 1 litro=110 calorias
adoçante - a gosto = 1 calorias (por alto)

ou seja 1 litro de gelatina só têm 179 calorias = 17,9 cal por cada 100g o que é, no mínimo 3 vezes menos que a "normal".
A minha dose normal de gelatina diária passou de 150 calorias para 44.75 calorias, isto significam menos 100 por dia, menos 3000 por mês, menos 36000 por ano = 5.14 kilos!
Já estou a viajar , eu sei...mas grão a grão...

1 comentário:

meuika disse...

bem vou experimentar a tua receita c em casa :P pois como mesmo muita gelatina