quinta-feira, 24 de maio de 2007

“Até certo ponto, a depressão é um mecanismo de defesa, uma dor psíquica que, à semelhança da dor física, serve para avisar que algo não está a correr bem com o organismo. (...)
Um dos erros comuns nas dietas da moda é o corte com os hidratos de carbono complexos, como o pão, massas, arroz, etc. Estes alimentos ajudam á absorção de triptofano, um aminoácido que se encontra na carne, no peixe, nalguns lácteos e nas leguminosas e que interfere na síntese de serotonina, um neurotransmissor que exerce grande influência no estado de humor, principalmente em pessoas com depressão. Uma alimentação pobre em hidratos de carbono durante vários dias pode levar a alterações de humor e à depressão, tal como sucede num regime com excesso de proteínas. A solução é o equilibrio na alimentação, explica Alexandre Fernandes, nutricionista " www.iogurte.com

Comigo é assim, já experimentei fazer uma daquelas dietas sem hidratos e ficava de rastos, fisicamente andava a cambalear, agarrada às paredes, e com um mau humor... aguentei uma semana nem sei bem como, mas jurei para nunca mais: os meus neurónios não são meninos para aguentar estes tratamentos de choque, coitados já sofreram alguns maus tratos com umas tentativas malucas de dietas parvas mas espero estar vacinada de vez contra isso.

Acho que não vale a pena estar a fazer dieta para chegar a um determinado peso se depois não vou conseguir mantêr essa alimentação. No meu caso estive a ver as tabelas de gasto calórico em função do peso e actividade (muito sedentária no meu caso, por enquanto) e quando eu chegar aos 65 kilos vou precisar de consumir cerca de 1950 calorias por dia, no caso dos 60 kilos serão 1800 calorias. Vou ter que viver com isso portanto até lá tenho que aprender a fazer boas escolhas. Acho que vou acabar por saber de cor as caloria de todos os alimentos e últimamente quando cozinho tenho sempre a balança à mão para ter noção do valor calórico do almoço e jantar.

Por estes dias tenho cumprido a ementa como planeei e não tenho aquele sentimento de estar em dieta, aquela ansiedade da proibição. Acho mesmo que é o resultado de ter reforçado os hidratos.

p.a. cereais com iogurte + papaia
l. iogurte + maçã
a. salada russa de vegetais c/ molho light
l. iogurte + maçã
l. pão integral c/ fiambre
j. sopa + pão de milho c/queijo freco
c. papaia + 2 bolachas integrais

2 comentários:

_+*Ælitis*+_ disse...

Desejo-te muita coragem e força para a tua continuação de perda de peso.

Beijos!

A Elite

ximiusa disse...

tudo faz falta nao é?
assim é k é falar. k vale perderes s depois n consegues manter!
obrigada p participares. ja reservei o teu nr.
depois mandavas m um mail pa eu ficar com o teu contacto? tipo pa saber da tua disponibilidade e tal?
Nao keres vir caminhar?